Slide

Febre Reumática

O que é?

A febre reumática (FR) é uma doença conhecida a mais de um século, mas ainda continua sendo uma das mais de difícil diagnostica pela pediatria, pois não possui um sinal clinico patognomônico ou teste laboratorial especifico que confirme seu diagnostico causada por um processo inflamatório não superado que de forma tardia se manifesta após uma infecção na faringoamigdalite pelo estreptococo beta- hemolítico do grupo A Lance Field, que é uma bactéria Pode afetar o coração, o cérebro, as articulações e o tecido subcutâneo. FR pode ocorre em qualquer idade sendo, mas comum em crianças acimas dos cinco anos de idade e adolescentes. No Brasil é a principal causa de cardiopatia em indivíduos com menos de 20 anos, o que leva a morte ou a uma morbidade.

Sintomas

Causa processo inflamatório nas articulações como (joelhos, cotovelos, tornozelos, punhos), coração, mas especificamente em suas valvas, SNC, e pele. Podendo ter sintomas associados como febre, indisposição e palidez. As manifestações decorrentes desses sintomas causados são artrite, cardite, Coréia, nódulos subcutâneos e eritema marginado.
Artrite se caracteriza por uma dor migratória principalmente localizada nas articulações inferiores, está presente em 60 a 80°/° dos casos.
Cardite é uma inflamação no miocárdio, endocárdio pericárdio, uma manifestação da FR que pode deixar graves sequelas, podendo apresentar taquicardia, insuficiência cárdica, arritmias, atrito pericárdico o que algumas vezes pode ser assintomático, as valvas prejudicadas são a mitral, aórtica, tricúspide, pulmonar, normalmente ocorre nesta ordem. Estes tipos de comprometimentos ocorrem em 5°/° dos casos.

Coréia de Sydenham compromete os movimentos por causa de uma inflamação no sistema nervoso central, atinge em maior parte em meninas, também ocorrem transtornos obsessivo-compulsivos, aumento da labilidade emocional e comportamento incompatível com a idade, baixo rendimento escolar.

Manchas



Descamações





Inflamações na faringoamigdalite









Dores nas articulações











Tratamento

A erradicação dos estreptococos com o uso de antibióticos em principal a penicilina G benzatina em dose única, as manifestações articulares são tratadas com aspirina ou antiflamatórios não hormonais (ibuprofeno, naproxeno). As cardíacas requerem uso de corticoide via oral (prednisona) ou endovenoso na forma de pulso terapia (metilprednisolona), Coréia podem ser utilizados o haloperidol ou o ácido valpróico. Para evitar que ocorram novos surtos após o controle da fase aguda, é necessário que seja feita a profilaxia que deve ser iniciada na fase aguda, após 10 dias da erradicação do estreptococo. A droga de primeira escolha é a penicilina G benzatina na dose de 1.200.000 UI a cada 3 semanas. O tempo da profilaxia irá depender das sequelas causadas pela FR, se não ocorreu cardite com  problemas cardíacos deve ser durante 5 anos, se houve cardite mas sem problemas cardíacos o período é de 10 anos após o surto, se houve cardite com sequelas o período da profilaxia deverá ser por toda a vida.     

Prevenção

A febre reumática é um problema socioeconômico, pois a maioria das pessoas que manifesta essa doença é de classe econômica baixa, então uma maneira de se prevenir tal doença seria melhores condições de habitação, a atendimento medico para que essas famílias possam ter informações necessárias para cuidar de suas crianças e adolescentes. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário