Slide

Lupus Eritematoso Sistêmico

O que é o Lupus Eritematoso Sistêmico?

Lupus é uma doença inflamatória crônica, de origem autoimune, onde o próprio corpo é atacado por auto-anticorpos, provocando desequilíbrio em diversos órgãos e tecidos. 

O que causa?
Não se sabe a causa exata do Lupus, mas sabe-se que pode estar associado à condições hereditárias, fatores ambientais, hormonais e infecciosos. Assim, pessoas que nascem com suscetibilidade genética, se forem expostas em algum momento da sua vida a fatores ambientais, poderá apresentar a doença. Sabe-se também que acomete principalmente mulheres em idade reprodutiva.

Quais os sintomas?
Os sintomas diferem muito de pessoa a pessoa e por ser uma doença do sistema imunológico, que é responsável pela produção de anticorpos e pelo processo da inflamação, a doença pode afetar diversas partes do corpo. 
Manifestações cutâneas: manchas avermelhadas pelo corpo, principalmente nas regiões expostas ao sol, rosto e dorso do nariz.
Articulares: dor com ou sem edema nas articulações, principalmente nas mãos, punho, joelhos e pés; artrite e até mesmo tendinite.
Inflamação das membranas: inflamação da pleura irá causar dor ao respirar e até mesmo falta de ar, já a inflamação do pericárdio poderá causar dor no peito.
Inflamação dos rins (nefrite): é uma complicação bastante séria pois poderá causar a falha renal, o que submeterá o paciente à hemodiálise ou transplante renal, além de causar hipertensão, edema nas pernas, urina espumosa e oligúria.
Alterações neuropsiquiátricas: são menos frequentes, mas podem causar convulsão, psicoses como alterações de humor e comportamento e depressão.
Alterações sanguíneas: ocorrem devido aos anticorpos contra as células sanguíneas, causando anemia, leucopenia e plaquetopenia

Como é feito o diagnóstico?
Através do reconhecimento dos sintomas pelo médico, exames comuns de sangue e urina e o Fator ou anticorpo antinuclear - FAN

Como se trata?
Não há tratamento específico, apenas o controle dos sintomas e a prevenção de complicações de alguns órgãos. Devido a doença provocar diferentes sintomas, o médico deverá fazer um tratamento individualizado, dependendo também de qual fase a doença se encontra.
Poderá ser utilizados medicamentos para regular as alterações imunológicas e as consequências da inflamação, corticoides, antimaláricos, imunossupressores, fotoprotetores e em casos menos graves apenas analgésicos, antitérmicos e corticoides em baixas doses.

Quais os cuidados que a pessoa com Lupus deve ter?
Evitar se expor ao sol
Utilizar os medicamentos da forma correta
Evitar o uso de anticoncepcionais e cigarro
Ter uma alimentação equilibrada
Praticar atividades físicas
Evitar o estresse


REFERÊNCIAS
Cartilha Sociedade Brasileira de Reumatologia sobre Lupus Eritematoso Sistêmico
Cartiha Sociedade Brasileira de Reumatologia sobre Lupus Eritematoso Sistêmico

Um comentário: