A inflamação é uma reação
complexa a vários agentes nocivos, que consiste de respostas vasculares,
migração e ativação de leucócitos e reações sistêmicas. Sua principal
característica é a reação dos vasos sanguíneos que leva ao acúmulo de fluido e
leucócitos nos tecidos extravasculares. Todo o processo é extremamente
orquestrado para eliminar o agente nocivo, destruindo, diluindo ou isolando-o
para posteriormente reconstituir o tecido danificado.
Trata-se de um mecanismo de defesa altamente complexo e eficaz, sem a inflamação, as infecções se desenvolvem descontroladamente, as feridas nunca cicatrizariam e o processo destrutivo nos órgãos atacados seria permanente. Entretanto, a inflamação e o reparo podem ser potencialmente prejudiciais causando reações indesejadas como em casos de hipersensibilidade.
A inflamação pode ser aguda ou crônica. A inflamação aguda se inicia rapidamente e tem uma duração relativamente curta, de alguns minutos a várias horas ou alguns dias; suas principais características são a exsudação de fluido e proteínas plasmáticas (edema) e a migração de leucócitos, predominantemente de neutrófilos. A inflamação crônica tem uma duração maior e está histologicamente associada à presença de linfócitos e macrófagos, à proliferação de vasos sanguíneos, fibrose e necrose tissular.
A inflamação termina quando o agente agressor é eliminado e os mediadores secretados são destruídos ou dispersos. Além disso, existem mecanismos anti-inflamatórios que controlam a resposta e evitam que ela cause dano excessivo ao hospedeiro.
Acesse os links do menu Artigo e confira mais informações sobre doenças que causam inflamação
Nenhum comentário:
Postar um comentário